20.1.14

Para sambistas de Manaus, o melhor samba carioca é o da Mocidade



Deu verde e branco! O samba da Mocidade Independente de Padre Miguel foi escolhido por um júri formado por sambistas de Manaus com louvor. E o resultado reflete uma preferência repercutida em outras enquetes e críticas especializadas. Foi assim no site SRZD e na Rádio Arquibancada. No portal Carnavalesco o samba de Padre Miguel perdeu o posto de preferido dos críticos para o Salgueiro, mas ganhou a escolha dos internautas.

Aqui no Delezclube, a escolha foi feita por quatro sambistas conhecidos no carnaval de Manaus. Buscando os conceitos de samba para os sambistas locais e apurar neste conceito as nuances que mais agradavam ao gosto local foi feita a pesquisa. Inicialmente foram convidadas 12 pessoas de diferentes escolas de Manaus para participar como crítico dos sambas do Grupo Especial carioca. Foram enviados formulários contendo um mapa de notas e justificativas aos 8 convidados que aceitaram participar da pesquisa. Dos 8 formulários enviados obtive o retorno de 4 deles que compuseram este resultado final. Os participantes da enquete portanto foram Josevaldo Souza, Coordenador de Comunicação do Grupo do Carnaval de Manaus do Especial do Facebook e Apresentador do Programa “Abre Alas” da Rádio Manaus.net; Daniel Sales que é pesquisador, compositor, intérprete, e autor do livro referência sobre a história do carnaval local "É tempo de sambar"; o compositor Betinho Filho; e o crítico, compositor e ritmista Leon Medeiros. Veja as notas atribuídas a cada escola e o total de pontos:


Cada nota foi justificada pelos críticos do blog. Você pode baixá-las aqui.

Conversei com Diego Nicolau, um dos compositores do samba da Mocidade sobre a pesquisa e suas impressões. Confira aqui a entrevista:

Delez: Conhece ou já ouviu falar algo do carnaval de Manaus? 
Diego Nicolau: Já ouvi falar muito e bem sobre o carnaval de Manaus, através de amigos compositores. Nunca tive a oportunidade de compor pra esse carnaval, mas quem sabe nos próximos anos.
D:Não é a primeira vez que seu samba é escolhido o melhor entre os sambas cariocas, isso aumenta a expectativa de nota 10 dos jurados ou não? 
É uma alegria, ao mesmo tempo gera expectativas e como o desfile é hora H, fica sempre aquele friozinho na barriga torcendo pra que tudo dê certo. Espero que ajude a escola a fazer um grande desfile e que caia na boca da massa.
D:A que você atribui essa aceitação do samba da Mocidade Brasil afora? 
Eu acho que a alegria do samba é um diferencial, o povo relaciona instintivamente carnaval à alegria, propusemos isso, uma letra com conteúdo mas com palavras fáceis, uma melodia com nuances dos ritmos pernambucanos aliada à felicidade, versos abertos, enfim, misturamos o olhar técnico mas sem deixar de pensar na emoção do componente e do espectador.
D:Deixe um recado para os torcedores da Mocidade em Manaus. 
Vocês, tenho certeza assim como eu, estão com o coração apertado e ferido pelos últimos carnavais, mas o clima que se encontra hoje em nossos ensaios na quadra e nas ruas de Padre Miguel é de otimismo e confiança, os que puderem venham com suas bandeiras e vozes defender nossa estrela-guia, os que não, torçam daí e emanem boas vibrações porque chegou a hora, vamos virar esse jogo.


Nenhum comentário: