1.11.13

A volta por cima dos Ciganos da Cachoeirinha

Entrada da quadra

 O Andanças de Ciganos essa escola de bonito nome sediada em um dos mais antigos bairros de Manaus, a Cachoeirinha, está em processo de reestruturação. E para tal a escola conta com o apoio dos moradores do bairro e dos sambistas de Manaus. Após ascender como campeã do Grupo de Acesso em 2013 a escola pode estar diante de um dos encontros místicos que marcaram sua história. 

Fundada como Bloco do Macacão em 1975, receberia sua alcunha apenas em 1976 quando desfilaria pela principal avenida da cidade com seus integrantes fantasiados de Ciganos. Este é o primeiro fato místico marcante de sua história. Segundo o jornalista Mário Adolfo, um dos fundadores do bloco, a sugestão de figurino de uma das foliãs coincidiu com a instalação de um acampamento cigano no coração do bairro. A fonte da informação é inclusive uma sugestão de leitura: "Meu Bloco na Rua" de Mário Adolfo. Uma leitura deliciosa para quem gosta de epopeias-mítico-carnavalescas, uma delícia. Os Ciganos a partir dalí construiram uma trajetória de sucesso no carnaval manauara tendo sempre seu desfile aguardado pelo público, tal qual eram os desfiles do Bafo da Onça e Cacique de Ramos no Rio de Janeiro.
Intérpretes da escola na abertura da escolha de samba

Apenas em 1984 seguindo o processo de abertura política e decadência do carnaval de rua em Manaus, os Ciganos passariam a GRES Andanças de Ciganos. No primeiro ano já desfilou para o título, ainda que dividido com mais 3 escolas por problemas no julgamento. Como escola de samba vieram mais 2 vice-campeonatos no grupo principal e 5 títulos nas divisões de acesso. No carnaval de 1990, do enredo "Volta por cima" e com um samba antológico a escola alcança a terceira colocação. Segundo o pesquisador Daniel Sales, na sempre referenciada obra "É tempo de sambar", este foi o ápice dos desfiles em Manaus, superados apenas pelos desfiles das escolas de samba cariocas naquele ano. Para os Ciganos não foi bem a "volta por cima" decantada naquele carnaval, dali seriam 8 longos anos sem desfilar. De 1998 até hoje os Ciganos buscam o sucesso de outros carnavais. 

Bateria da escola
Será o carnaval 2014 o ano da verdadeira volta por cima? Os dirigentes da Andanças apostam que sim. O enredo para este carnaval terá forte apelo popular e a escola cantará a Rua Marechal Deodoro, ponto de comércio dos mais importantes no centro de Manaus também conhecida como "bate-palma" pela forma com que os comerciantes chamam atenção dos transeuntes. Na ocasião da escolha do samba, a reconstrução foi enaltecida. A quadra contou com a presença de ilustres sambistas, compositores de toda cidade presentes e concorrendo. A ciranda da Cachoeirinha marcando presença efusivamente em uma tarde agradável na quadra que quer voltar a ser referência no samba de Manaus. A volta por cima é questão de honra para que o bairro respire novamente. Representa o ponto de reaglutinação de um bairro que já foi boêmio e hoje busca sua vocação festeira, nas cirandas, nas quadrilhas, no Boi Corre-Campo e na Andanças de Ciganos. Seria este um marco místico para o bairro e seus Ciganos foliões?

Alguns registros do samba na quadra da Andanças de Ciganos do dia 27 de outubro.

Andanças 1990 - O samba que marcou a história da escola de samba do enredo "Volta por cima". Acho um dos mais legais de Manaus. A escola sempre esquenta na avenida com esse samba. , na sempre referenciada obra "
Andanças 2013 - O samba que levou ao título do grupo de acesso no último carnaval.
Andanças 2014 - A obra vencedora do concurso dos compositores Mestre Kaby. Cristiano, Waldemar, Bijú e Robson em sua versão de estúdio.

Nenhum comentário: