25.10.13

Domingo é dia de sambão na Pareca


Domingo à noite meio sem rumo pela cidade e procurando um programa. Resolvi conferir a Mocidade Independente de Aparecida pois como já cantou a União da Ilha, "há os que vão pra praia, pra cachoeira ou pro mar/ Mas eu que sou do samba vou pro terreiro samba".

Fiquei sabendo do samba na quadra da escola aos domingos pela comunidade do carnaval de Manaus no FaceBook. Não sabia era que estavam sendo cobrados e imaginava, portanto, os ensaios de rua que assisti ano passado. Só que a Aparecida também se modificou(citando Vila 2006) e agora tem uma quadra de fazer inveja a muitas escolas cariocas. Ampla, climatizada, com organização impecável vale o preço dos ingressos cobrados na ocasião.

Cheguei por volta de 18h30 quando um público ainda tímido se fazia presente prestigiando o valoroso grupo Vem K Sambar num pagode de mesa da melhor qualidade. Até achei que houvesse um engano no horário do ensaio de bateria ou fosse dia de pagode pois não é fácil a rapaziada sustentar mais de 2 horas de pagode como eles fizeram. Estão de parabéns.

Conforme as horas avançam o público melhora. Junto chegam os ritmistas devidamente uniformizados. Dá para notar a fome, principalmente da molecada, em tocar samba. Claro, eles devem se reunir durante a semana para ensaios técnicos, mas quem toma gosto pelo batuque quer mais e mais. Cheios de vontade já se posicionam no palco especialmente decorado para recebê-los. Ali justificam o apelido "Universidade do Ritmo". A escola se volta em devoção aos seus ritmistas e todos sambam para eles. 

Registro apenas uma sugestão de melhora no som da quadra. Na ocasião não ouvia muito bem os intérpretes, especialmente quando a bateria tocava junto. Nada muito complicado de ser resolvido. Nada que contra-indique o sambão da Pareca como ótimo programa de domingo.

Ensaio com escolas convidadas

E o negócio promete esquentar mais ainda a partir deste domingo. Já na ocasião do ensaio aplaudi a ótima iniciativa da escola que não sei se é praticada por outras escolas em Manaus, mas já faz muito sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo. Neste dia 27/10 a quadra da Pareca, carinhoso apelido da escola do bairro de Aparecida, receberá a Vila da Barra e a Mocidade Independente do Coroado. Segue o Serviço:

SERVIÇO: Ensaio de Bateria da “SOBERANA”.
PARTICIPAÇÃO: Amizade do Samba, Escolas de Samba Vila da Barra e Mocidade Independente do Coroado e Grupo Cuka Fresca.
DATA: Domingo, 27 de outubro de 2013.
HORÁRIO: a partir das 17h
LOCAL: Templo do Samba, quadra da agremiação - Rua Ramos Ferreira, Nº 102, Bairro de Aparecida.
ENTRADA: PISTA: 5,00
MESA: 25,00
CAMAROTE: 10,00 (INDIVIDUAL)

Bateria "Universidade do Ritmo" ao vivo

Costumo fazer esses registros em áudio para a galera sentir o clima da quadra. Aqui em especial é um registro do show da bateria da Aparecida. Para ouvir clique no link antes das descrições:

Esquenta da bateria - Com direito a show do repique que salvo engano é do Mestre Major(aquele mesmo que citei na Presidente Vargas).NR: Mestre Paulinho,diretor de repiques da escola me corrige adicionando os nomes dos 4 fantásticos repiques da Aparecida:Kennedy, Gutinho, Major, Dudu do Repique.
"Trajetória Negra" - Samba de enredo histórico de 1993 que tornou-se praticamente um hino da Mocidade de Aparecida.
Aparecida 2013 - O samba que levou a escola ao campeonato no último carnaval.
Aparecida 2014 - Um aperitivo do samba que a escola apresentará no próximo carnaval dos compositores Mingal, Allan Bayma, James Rios ,Marcio Ratts e Mingauzinho 


Nenhum comentário: