8.11.13

Lista de preferência:Sambas do Grupo Especial RJ 2014 - Versão concorrente

A LIESA já tem data pro lançamento do CD oficial das escolas de samba do Grupo Especial. Os viciados em samba de enredo como este que escreve, no entanto, já estão com as versões inscritas no concurso rodando nos players há um bom tempo. Com a divulgação de trechos da gravação oficial do CD estes mesmos alucinados correm para internet e abastecem os players com uma passada que seja dos hinos das escolas para 2014. Até o dia 26 de novembro será com esses arquivos ainda que incompletos que andarei no tocador de MP3. Hoje, portanto, despeço-me das chamadas versões concorrentes que quebraram um galho até aqui avaliando as mesmas.

E como todo blogueiro, eu quero fazer algumas considerações a revelia de ter sido solicitada minha opinião. Inicialmente em relação as gravações que os compositores andam fazendo. As introduções são cada vez mais longas. Algumas justificam-se, outras são só para tornar o botão de acelerar necessário de tão longas e chatas. Vejo que o Wander Pires mais uma vez reina cantando a maioria dos sambas vencedores. Também pudera, sempre admirei seu estilo. Faz valer sua ótima forma. 

Finalmente, sobre a metodologia da minha avaliação. É ultrasubjetiva! Trata-se do meu gosto apenas com os sambas listados em ordem de preferência pessoal. Sei que as pessoas envolvidas com as escolas,passando pelos compositores, pelos componentes, torcedores e até mesmo os "modinhas"(que mal sabem da existência de outras agremiações que não as que simpatizam) ficam enfurecidos com as críticas. Cospem marimbondo desde os mais conhecidos críticos dos sites mais populares sobre carnaval até os blogs pessoais humildes em audiência como este aqui. Esse pessoal precisa amadurecer para encarar os tempos atuais com esse bombardeio de opiniões acessíveis a todo o mundo. Só que isso é assunto para outro momento. Assim sendo vamos as opiniões sucintas, em formato de tweets, sempre ressaltando o lado positivo e ignorando o negativo. Deixo as críticas para os mais íntimos e que entenderão minhas colocações.

1.Portela - Meu preferido. "Vou de mar a mar" é a trilha sonora dos meus dias.E o trecho "Sou carioca meu jeito é de quem..." virou mote do meu perfil.
2.Salgueiro - "...na sutileza dos teus versos" é um samba ótimo.Questão de gosto, prefiro o da Portela.Soluções simples como a do refrão do meio e a própria ausência de refrão principal conquistam.
3.Mangueira - Desde a escolha disputou esse posto na minha lista com a Mocidade.Levou vantagem por ter umas tiradas melódicas bem legais e o verso lindo sobre Parintins.
4.Mocidade - Deu pra sentir o clima entre os independentes para 2014 com esse samba, é volta por cima mesmo.O samba conseguiu isso,resta ver na pista.Ótimo refrão do meio.FERNANDO PINTO, PRESENTE!
5.Vila Isabel - O samba de melodia gostosa reinventa o tema da biodiversidade brasileira e torna acessível ao público.
6. Império da Tijuca - Tem um refrão principal de grande apelo. O bom enredo contribui para uma boa letra.
7. União da Ilha - Gosto bastante dos sambas de SP dos anos dos anos 2000.Este segue a tendência com melodia diferente que segue a linha daqueles.
8.Grande Rio - Eu torço pra passar os refrões e chegar logo a bela entrada do samba e as variações melódicas da segunda do samba.Sou desses.
9.Imperatriz - Acho que sou o único que prefere a primeira parte do samba aos refrões.O pessoal gosta do "Dá-lhe,Dá-lhe ô...".
10.São Clemente - Uma das coisas mais interessantes é o refrão que antecede o final do samba: "É nas vielas que nasce o mais puro samba..."
11.Beija-Flor - Tem uma melodia legal.O refrão que mais gostava no samba, no entanto, não entrou na gravação oficial.
12.Tijuca - A exaltação ao Borel,que sempre é interessante,sairá na gravação oficial.O refrão do meio dá sensação de um circuito de corrida com suas sinuosidades.

Nenhum comentário: