6.2.13

Reino Unido da Liberdade: "Vem pro samba lê-ler"

A Reino Unido da Liberdade é a atual bicampeã do carnaval de Manaus. Para o carnaval 2013 as apostas vão em direção daquilo que ela tem propriedade para fazer, resgatar as tradições carnavalescas. Uma escola que se orgulha do slogan "A resistência do samba". Que se orgulha do samba que não para durante o ano. É o próprio diretor de carnaval, Jairo Beira-Mar que anuncia o pagode da resistência no Morro da Liberdade para a semana seguinte ao desfile.

Seguindo o objetivo de resgate da carnavalização das escolas de samba manauaras a Reino Unido mudou sua concepção de produção das alegorias. Buscaram o carnavalesco Fernando Dias, campeão em 2012 do acesso paulista pela Nenê de Vila Matilde que ao lado de Zilckson Reis confeccionarão o carnaval 2013 da escola. A forma de construção das alegorias com isso foram repensadas e tanto em chassis como nas etapas de produção o modelo é o carnaval carioca.

No barracão da Reino Unido encontrei e conversei com dois desses símbolos personalizados da resistência: o carnavalesco Fernando Dias, um simpático artista apaixonado pelo que faz; e Jairo Beira-Mar, um dos fundadores da Reino e baluarte do carnaval amazonense. Infelizmente minha parca habilidade tecnológica fez com que perdesse o precioso material resultante da conversa com Fernando Dias a quem constrangido peço desculpas. Na conversa falamos sobre sua experiência com duas escolas tradicionais. Ele relatou o orgulho de trabalhar na Reino. Claro que mesmo orgulhoso de participar do carnaval de Manaus fica triste com o atraso e o imbróglio da subvenção pública. Mesmo assim não esconde o orgulho em mostrar o trabalho resultante de apenas 23 dias de trabalho no barracão, tempo recorde para um desfile grandioso como promovem as escolas de Manaus.

Já Jairo é a personificação da paixão do sambista. O encontrei ali próximo do refeitório no fundo do barracão com sua camisa da Vila Isabel acompanhando atentamente os trabalhos do barracão. E em cada ponto do seu discurso o orgulho de fazer parte de uma escola que resiste a transformações por ele julgadas como perniciosas ao samba. Uma escola solidária, que se orgulha em receber sambistas do mundo todo mas não deixa de olhar seu entorno. Seja no Reino da Liberdade, seja no Reino do Amanhã é o nome do Morro que segue adiante livre de preconceitos e esteriótipos.







Ouça aqui a entrevista completa de Jairo Beira-Mar, diretor de carnaval da Reino Unido da Liberdade: http://www.4shared.com/mp3/EGtYAL6K/Jairo_Beira-Mar_-_Reino_Unido.html



Nenhum comentário: