6.2.13

Mocidade Independente de Aparecida: A soberana canta Nhamundá

Tal qual a Portela no Rio de Janeiro, nenhuma escola tem mais títulos que a Mocidade do bairro de Aparecida em Manaus. E a escola canta forte em um de seus refrões o orgulho de sua soberania. Simultaneamente mantém os pés no chão para assegura-lá com mais um título no carnaval 2013. Para tanto contará a história da cidade  amazonense de Nhamundá a partir do embate entre colonizadores e colonizados Persegue o título que lhe escapou por dois anos consecutivos quando foi vice-campeã perdendo para a Reino Unido. A juventude do projetista da comissão e carnaval, Yago Duarte de 20 anos, encarna esse espírito para exorcizar os fantasmas que impediram o título nos últimos carnavais da escola.

O menino que começou brincando de projetar alegorias e estádios de futebol no computador transportou seus sonhos da tela do PC para o barracão da verde e branco. O barracão da Aparecida requer bastante esforço do pescoço do visitante. As alegorias luxuosas são também grandiosas e cheias de pequenos detalhes. A imaginação de Yago incentivada pela concepção de seus companheiros de comissão a quem faz menção como gurus aos mestres, especialmente ao carnavalesco Saulo Borges, caminha livre e solta desafiando a obviedade tétrica.

E ao descrever os carros por ele projetados, já em fase de acabamento fala mais alto o amor pela escola que o conquistou quando tinha apenas 2 anos. Exorcizará o fantasma do dragão de 7 cabeças incendiado em pleno desfile no carnaval de 2011 levando o mesmo a frente de um dos mais belos carros da escola. Enquanto conversa comigo não para de fazer referência a grandes carnavais da escola, como que evocando ancestrais carnavalescos que consagrem a escola e o jovem folião-artista num carnaval de lavar a alma.


Ouça aqui a entrevista completa com Yago Duarte da comissão de carnaval da Aparecida: http://www.4shared.com/mp3/lE_QqHwI/Yago_Duarte_-_Mocidade_de_Apar.html





Nenhum comentário: