4.2.16

Minha volta ao Rio de Janeiro e sua passarela popular


O carnaval de 2016 marcará meu retorno ao local onde passei quase 10 anos brincando, pesquisando e sambando. Depois de 4 anos de experiência etnográfica maravilhosa junto as escolas do maior sambódromo do país, em Manaus(AM) espero com ansiedade estes quatro valiosos dias que compartilharei com minha esposa, Taynah. Para ela serão os primeiros dias de folia e luta, pois como já disse Candeia: "enquanto se luta se samba também. Dessa forma, me permito ao desabafo da ansiedade, da empolgação que sinto agora nestas linhas. Este post não pretende ser um guia completo da Passarela Popular da Estrada Intendente Magalhães em Campinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Quero nele tocar alguns corações e comovê-los a, tendo um tempo, dar um pulinho até lá. Asseguro que valerá a pena.

Na Passarela Popular da Estrada Intendente Magalhães, nos dias 7,8,9 e 13 desfilam as escolas de samba das Séries B,C,D e E. Ao tomarmos o Grupo Especial que desfila no domingo e na segunda na Avenida Marquês de Sapucaí, centro do Rio de Janeiro, como a 1a divisão do carnaval; estas seriam o equivalente à 3a,4a,5a e 6a divisões do carnaval carioca. Aqui constatamos a riqueza que a manifestação carnavalesca "Escola de Samba" tem na cidade. São 84 escolas de samba em um universo onde apenas uma será aclamada a melhor escola de samba do Rio de Janeiro. Sem contar os 7 blocos de enredo que desfilam no sábado (06/02) pelo Grupo 2 da Federação dos Blocos carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (FBCERJ). É um palco carnavalesco e tanto. No total são 3 entidades organizadoras, além da federação dos blocos, as séries C, D e E são organizadas pela Associação Carnavalesca Samba é Nosso (ACSN); já a Série B é organizada pela Liga das Escolas de Samba da Série B (LIESB).

O ambiente é muito agradável. Muitas famílias e crianças da região vão para lá brincar o carnaval de rua. O público costuma atingir seu ápice entre 22 e 1 hora da manhã. Quem quiser assistir todos os desfiles das arquibancadas móveis tem que chegar cedo, antes do horário de início dos desfiles.

Como chegar

Com o BRT Transcarioca saindo da Ilha do Governador o panorama de locomoção mudou completamente para mim. Provavelmente levarei menos de uma hora para chegar. Antes eram duas horas de carro. Para sair da Ilha de ônibus, pegar um trem ou ônibus no centro ou Madureira eram quase 3 horas. Saindo do Galeão no Semi-direto (Galeão-Alvorada) basta saltar na estação Madureira e fazer uma baldeação para o parador até a estação seguinte (Campinho) no sentido Alvorada. Quem vem da Zona Oeste também tem essa facilidade do BRT Transcarioca saltando na estação Campinho através dos Expressos (Alvorada - Fundão) ou do ônibus parador. Da Zona Sul é só pegar o metrô até Vicente de Carvalho. Depois seguir as mesmas instruções acima. É bom se preparar para o aperto pois durante a semana os ônibus do BRT só andam abarrotados de gente. Os detalhes você tem no site www.brtrio.com.br.

Comer e beber

Uma das coisas mais tranquilas que tem por lá na Intendente é comer e beber. Sem monopólio de cervejarias (espero que continue assim); sem proibição de isopor e comida de casa; e um monte de barraquinhas estilo quermesse de rua dos mais variados tipos. É o delírio da baixa gastronomia de verdade! Esqueçam a rede de fast-foods da Sapucaí mas antigamente tinha um Habibs perto da pista de desfiles.

Os Blocos

Confesso que nunca fui ao desfile dos blocos de enredo na Intendente mas vontade não falta. Todos que foram lá falam bem. Para quem não conhece, os blocos aqui mencionados não tem nada a ver com os blocos de embalo conhecidos como Cacique de Ramos ou dos que impulsionam o carnaval de rua pelos bairros da cidade. São formas eminentemente competitivas. Não confundir com escolas de samba pois também estão longe de ser a mesma coisa. tem um trabalho interessante do doutorando em Memória Social pela UNIRIO, o Júlio Cesar Ferreira em andamento que provavelmente será esclarecedor quanto a esta forma carnavalesca. Eles tem uma forma processional de desfile, dividem-se internamente em alas, trazem uma alegoria julgada na competição, tem um tema-enredo, samba, bateria mas são blocos. Talvez a peculiaridade mais interessante desta forma carnavalesca seja o quesito estandarte. O regulamento dos desfiles de blocos de enredo explicita quanto ao quesito entre outras coisas que o "tema de enredo deve ser confeccionado no estandarte bordado à mão". O rigor com o quesito obriga que o casal guardião do mesmo deve levar o estandarte ao jurado para que este verifique a qualidade do mesmo tocando-o. Imagina só! Deve ser o máximo assistir a este momento. Em 2016 desfilarão a partir das 20 horas no Grupo 2 de blocos de enredo as seguintes agremiações nesta ordem:


01 GRBC RAÍZES DA TIJUCA

02 GRBC ACADÊMICOS DO VIDIGAL

03 GRBC MOCIDADE UNIDA DE MANGUARIBA

04 GRBC VAI BARRAR? NUNCA!

05 GRBC UNIDOS DA LAUREANO

06 GRBC UNIDOS DO ALTO DA BOA VISTA

07 GRBC DO CHINA

O site da FBCERJ é bem completo. Por lá você encontra mais informações, o endereço é www.federacaodosblocos.com.br.

Domingo (09/02) - Escolas de Samba da Série D

O bicho pega no domingo de carnaval na Intendente Magalhães. São 15 escolas e algumas como Império da Zona Oeste, Alegria do Villar e Império da Uva assistirei desfilar pela primeira vez. Aqui mais uma vez temos uma série de escolas que já desfilaram na Sapucaí como Villa Rica (com um belo samba em 2016 por sinal), Flor da Mina, Difícil é o Nome, Vigário Geral e Mocidade de Vicente de Carvalho.

20:00  Império da Zona Oeste
20:40  Chatuba
21:20  Villa Rica
22:00  Mocidade de Inhaúma
22:40  Alegria do Vilar
23:20  Gato
0:00    Império da Uva
0:40    Flor da Mina
1:20    Difícil é o Nome
2:00    Manguinhos
2:40    Matriz de São João
3:20    Vigário Geral
4:00    Cosmos
4:40    Mocidade de Vicente de Carvalho

Segunda (08/02) - Escolas de Samba da Série C

 Na segunda-feira a Intendente costuma ferver. Ainda mais com um grupo de disputa tão parelha quanto é o C. As arquibancadas e laterais da pista ficam especialmente lotadas nos desfiles de escolas com sedes em bairros próximos. Lembro que o ápice de público que vi foi um desfile da Rosa de Ouro de Oswaldo Cruz por este mesmo grupo em 2011. E outra escola que costuma levar bom público para a Intendente, a Mocidade Unida da CDD também desfilara neste dia. No carnaval de 2016 a tradicional Lins Imperial, com passagens pelo Grupo Especial abrirá os desfiles com a reedição de seu samba do carnaval 1997. A Vizinha Faladeira chega com status de campeã da Série D em 2015, isto costuma ser indicativo da mobilização da escola por mais um campeonato. Meu querido Dendê será a quarta escola a desfilar. Meus sambas preferidos no grupo são além das escolas já citadas: Vila Kennedy e União de Maricá. É claro que isto é uma opinião pessoal, um amigo, o Francisco, por exemplo prefere os sambas do Arrastão e Boca de Siri.

20:00  Lins Imperial
20:40  Boca de Siri
21:20  Vila Kennedy
22:00  Dendê
22:40  Abolição
23:20  Vizinha Faladeira
0:00    Rosa de Ouro
0:40    Arrastão
1:20    Sereno
2:00    Vila Santa Tereza
2:40    Mocidade da Cidade de Deus
3:20    Coroado
4:00    União de Maricá


Terça-feira gorda (09/02) - Escolas de Samba da Série B

Almejando chegar ao palco principal dos desfiles no Rio de Janeiro, o Sambódromo Darcy Ribeiro na Avenida Marquês de Sapucaí, 16 escolas desfilarão. Neste grupo está o melhor samba do carnaval, na minha opinião, da Acadêmicos do Sossego. Que sambaço! Porém temos outros belos sambas neste grupo cheio de escolas conhecidas do grande público. Eu gosto muito dos sambas do Jacarezinho (com uma gravação no CD que lembra as produções do Chico Frota em 2004), Ponte, Tradição e União de Jacarepaguá.

18:00 Vargens
18:45 Arranco
19:25 Santa Marta
20:05 Leão de Nova Iguaçu
20:45 Unidos de Lucas
21:25 Em Cima da Hora
22:05 Cabuçu
22:45 Jacarezinho
23:25 Arame
0:05  Sossego
0:45  Unidos da Ponte
1:25  Engenho da Rainha
2:05  Unidos de Bangu
2:45  Tradição
3:25  Corações do Favo
4:05  União de Jacarepaguá

Sábado das campeãs (13/02) - Escolas de Samba da Série E

Fiquei devendo, por muitos anos, uma conferida no sábado das campeãs da Intendente Magalhães. Naquela época desfilavam apenas as campeãs do carnaval. Desde 2015 o dia passou a ser das escolas de samba da récem criada Série E, o que comprova uma notável expansão das escolas de samba pela cidade. Aqui, no limiar, no fio da navalha estão as escolas que se lançam no universo carnavalesco e as que lutam pela sua existência. Costumam ser desfiles 8 ou 80 e quando são boas apresentações - ao menos era assim no antigo Grupo E - elas chegam a superar escolas de grupos superiores. Duas escolas insulanas disputarão este grupo: o Boi da Ilha e a Nação Insulana. Duas escolas de muitos carnavais no passado lutam pelo triunfal retorno à posição de destaque: União de Vaz Lobo e Tupy de Brás de Pina. Muitas escolas novatas e que já desfilaram como bloco de enredo formam este grupo no que promete ser uma disputa interessante.

20:00 Boi da Ilha
20:40 Três Corações
21:20 União de Vaz Lobo
22:00 Tupy de Brás de Pina
22:40 Delírio
23:20 Nação Insulana
0:00  Bohêmios da Cinelândia
0:40  Boêmios de Inhaúma
1:20  Colibri
2:00  Acadêmicos de Madureira
2:40  Zambear
3:20  Cabral
4:00  Embalo Carioca
4:40  Império Ricardense
5:20  Chora na Rampa

Sambas de enredo

Todos os sambas foram divulgados pelas respectivas associações após lançamentos dos CDs em festas organizadas pelas mesmas. Mesmo assim, antes dos lançamentos um grupo de aficcionados garimpou os arquivos e os distribuiu. Como já enumerei tem coisas muito boas e os arquivos são essenciais para os colecionadores. Quem quiser pode baixar os sambas na pasta abaixo. As associações mantém ainda páginas no Facebook e Soundcloud com os sambas disponíveis para download.

Link para pasta com sambas das Séries B,C,D e E: http://1drv.ms/1SuTpLt


Apurações

De todos os grupos (exceto a Série E) e dos blocos de enredo, acontecerão no Terreirão do Samba na quinta-feira (11/02).

Nenhum comentário: