27.1.15

Furiosa bateria do Morro da Liberdade




Da Cachoeirinha ao Morro da Liberdade é um pulo. E a bateria Furiosa da Reino Unido da Liberdade juntamente com todo o conjunto de componentes da escola deu esse pulinho no último domingo. Com concentração na Rua Maués, bairro vizinho ao qual a escola está sediada fez sua simulação de desfile. A bateria comandada por Mestre Dalton encarou o teste com seriedade e embalou os moradores da Cachoeirinha, cruzou a ponte e fez entrada apoteótica no Morro da Liberdade.

No carnaval 2015 a Furiosa trará 300 componentes divididos em 40 tamborins, 30 chocalhos, 120 caixas, 40 repiques e 40 surdos. Mestre Dalton prepara 2 passagens de refrão, 1 apagão e 3 bossas para o desfile. Tudo ensaiadinho sem deixar o espirito lúdico do carnaval de lado; "A gente aqui não é só tocar. É ajudar as pessoas que tem no samba uma terapia ocupacional." como disse Dalton. A entrevista completa você acompanha abaixo:

A seguir vemos o desenho do naipe de tamborins da escola muitos deles estilizados com efeitos luminosos causando um efeito interessante ao anoitecer.


A ala de frigideiras da Furiosa se desdobrará em timbaus. Não consegui registrar neste mesmo vídeo a outra situação mas a passagens das frigideiras você acompanha. No vídeo que segue também assistimos a performance dos chocalhos.


Abaixo temos um vídeo com a cozinha da bateria. No centro nevrálgico da bateria temos um espaço privilegiado para acompanharmos duas das bossas, além das entradas da bateria no samba.


Finalizando os vídeos um momento muito bonito. Quando a bateria cruza a ponte acontece um dos momentos apoteóticos do ensaio. Em frente à casa de Dona Célia Collares, líder e fundadora da Torcida Organizada Gigantes do Morro, a Furiosa fez duas paradonas arrancando aplausos do público e lágrimas de Dona Célia. Uma celebração aos apaixonados pela escola representados pelos Gigantes. Vale conferir abaixo:


E como é costume temos também nossos registros em áudio do ensaio. Na sequencia o esquenta da bateria antes do cortejo. Logo a seguir o samba do carnaval 2015 com direito ao grito de guerra de Nego Léo. Uma versão "compilada" de 25 minutos eletrizantes para baixar, ouvir e guardar.


Aos fanáticos há ainda uma versão com mais de uma hora de duração gravada na bateria da Reino Unido da Liberdade:


Coroando a maravilhosa tarde que passei no Morro, tarde esta proporcionada não só pela bateria Furiosa e o corpo de desfilantes da Reino Unido. Uma tarde inesquecível percorrendo as ruas do Morro ao lado do cônsul geral do United Kingdom of Freedom and samba Sr. Ivan de Oliveira. Uma conversa deliciosa com Dona Célia e Bruna Collares. Coroando tudo isso os registros fotográficos de sensibilidade ímpar da Taynah Pinheiro no álbum a seguir:

Nenhum comentário: