17.11.14

Presidente Vargas canta "Sou Matinha, me respeite" no carnaval 2015


Parafraseando o insulano Ito Melodia, foi uma "festa linda" para escolher o samba que a Presidente Vargas desfilará no carnaval 2015. Uma festa que chegou a ser ameaçada duas vezes pela chuva. Finalmente no último dia 15 sob as bênçãos de Santa Luzia e no seu lugar de fato, o ferro de engomar, aconteceu. Não à toa o Presidente Márcio e seu vice estavam orgulhosos no evento.


Não escondo mais de ninguém minha preferência pela escola do bairro da Matinha em Manaus. Agora, dispensando a modéstia, o evento foi um exemplo de organização e democracia. Estavam lá os ritmistas garbosamente trajados e comandados pelo Mestre Luciano. Depois do tradicional pagode foram eles que abriram a festa com direito a um show de Dudu Repique que você confere abaixo.





Logo depois foi a vez do intérprete Fabinho esquentar o bom público presente ao Beco Boa Sorte. E o lindo pavilhão azul e amarelo da Maternidade do Samba girando no bailar do casal da escola ao som do samba de 2014. Veja no vídeo abaixo:



Feitas as honras tradicionais de toda escola de samba chegou a vez do concurso quatro sambas se apresentaram. No link abaixo você pode conferir e baixar o registro em áudio da composição campeã.


 O grande campeão foi o último samba da noite dos compositores Paulo Medeiros e Célio Medeiros, definidos por eles mesmos e seus adeptos como "samba da comunidade". Respaldados pelos votos de um jurí composto por diretores e fundadores da escola em apuração aberta aos compositores concorrentes, os dois poetas do bairro foram consagrados. No vídeo abaixo do Amigo do Carnaval Josevaldo Souza você confere a apresentação do samba campeão:



 Ouça abaixo o samba escolhido pela Presidente Vargas para o carnaval 2015:


Aqui estou ao pé do tucumanzeiro
Folheando alegrias, amores e festas
Páginas do meu relicário
Eita Povo tão festeiro!
talentos nas esquinas e becos
pratas da casa transformadas em ouro
abençoadas por Santa luzia
Minha madrinha pela fé que nos guia
Grital Jutal! Lá se vai mais um dia
Vem garrote luz de guerra levantando poeira
Seu Maranhão acende a fogueira
Saudade incendeia o meu coração

Tira onda coroné com os brasinhas na folia
E o ar da "graça" eu quero ver
No balancê da Presidente Vargas
Vou Encontrar um caipira, anarriê

Ainda menina...no meu colo abracei
A flauta de barro, com Bacellar, poetizei
Na casa da mãe da gente é assim
A inspirar gerações, poesias sem fim
Tadeu Garcia matinhando mundo afora
Energia que vigora, tic tic tac, uererê
Nessa noite enluarada,
Casagrande e Manoel, que saudades de vocês
Zé Pretinho...tua batucada ganhou voz
Nos terreiros de bambas
Meu amor por ti nasceu...
Na Maternidade do Samba

A minha águia vai voltar
Ressurgir das cinzas pode crer
Com a Presidente Vargas eu vou matinhar
Sou Matinha, me respeite
Eu nasci para vencer

Nenhum comentário: