20.11.14

Conheça um pouco da luta dos Destemidos

Enquanto escrevo, enquanto você lê, neste exato momento tem alguém no mundo trabalhando para o carnaval. Não apenas no sentido literal da coisa, da evocação latina da qual a palavra é originária e denota "sofrimento, tortura". Refiro-me a forma lúdica reinante no carnaval. Não é o duro que o cara dá no serviço para ter o dinheiro da cervejinha nos quatro dias de folia. É o duro que ele dá sorrindo, abrindo mão do descanso após a labuta para chegar tinindo na avenida e arrancar o dez tão desejado do jurí.


(Confira o samba-exaltação da Sem Compromisso e o histórico samba "Joana Galante")

Talvez se conhecessem a luta destes os jurados fossem mais criteriosos até para aceitar ou não a posição de julgador. Seria legal que o pessoal da caneta conferisse por exemplo o esforço dos ritmistas da bateria da Sem Compromisso. A escola atualmente se desdobra em duas sedes localizadas em dois pontos relativamente distantes da cidade. Para eles são três ensaios na semana, dois no Nova Cidade e um no barracão da escola ao lado do sambódromo.

Tive a felicidade de visitá-los em uma quinta-feira no barracão da escola. Ali nós vemos o puro esforço pela nota dez. Praticamente não há público, apenas os ritmistas e alguns funcionários do barracão. Mesmo assim os guerreiros da bateria Destemida da Sem Compromisso estão lá impecáveis e sorrindo. Quase todos "fardados com as cores do pavilhão". Exibindo a mesma simplicidade do mestre Jymmy comandante carismático dos ritmistas: "Fazemos um ensaios aqui para facilitar o acesso dos ritmistas antigos, de bairros próximos, onde a escola teve sede antes da mudança para o Nova Cidade".

Mestre Jymmy no repique


Luã comanda a bateria
A Sem Compromisso já teve sede em vários bairros. Foi uma escola "cigana" como escreveu o pesquisador Daniel Sales. Atualmente fixada no Nova Cidade com perspectivas de inaugurar um bela quadra já em construção. É no bairro da Zona Norte que a escola tem importante relevância na vida cultural da cidade sendo um dos principais pontos de lazer em uma área carente de entretenimento. O segundo diretor da bateria Destemida, Luã Costa, corrobora esta importância. Jovem, morador do Cidade Nova, bairro próximo da Sem Compromisso, trabalha auxiliando Jymmy na formação de uma nova e futura geração sambistas.

Muitos dirão que existem outras escolas com a mesma importância da Sem Compromisso na vida urbana. Sambistas que ralam sete dias na semana com a mesma empolgação dos ritmistas e intérpretes da Sem Compromisso dirão que isso tudo relatado não é novidade. É verdade, não sou grande novidadeiro, faço o que posso. Só queria lembrá-los do trivial: não esqueçamos os verdadeiros sambistas. 

(Confira o samba da Sem Compromisso 2015 interpretado por Sandro Roberto com a bateria Destemida) 

Você também pode ouvir e fazer o download dos áudios registrados no ensaio da Sem Compromisso clicando nos players abaixo:

 

Nenhum comentário: