27.9.13

Minha noite alvoradense


Mestre Saúba e Varildo Alves


Visitei recentemente a Unidos do Alvorada aqui em Manaus. Fora a simplicidade que sempre me cativa nas escolas que lutam por amor ao samba superando dificuldades, as pessoas e a organização me chamaram atenção.
Grupo Samba.Com na abertura da noite de samba



O elegante compositor Iomar Japonês
Recebido pelo carnavalesco Varildo Alves, logo que adentrei pingos de chuva abençoaram minha visita. Preocupado, pois a quadra é um espaço ao tempo interditando a Avenida B do Bairro da Alvorada, temi pelo cancelamento do samba. Que nada! "Chuvinha passageira" disse Varildo. E não é que ele estava certo. Até esqueci que estávamos ao ar livre quando o samba começou e o clima esquentou. 

Abrindo os trabalhos o grupo de pagode Samba.Com. Garotos talentosos do bairro da Alvorada. Eles tem bom repertório e qualidade. Conversei com o Mestre Saúba, simpático comandante da bateria da Alvorada, que inclusive concorre com um samba por lá. Tive a oportunidade de conhecer outros compositores igualmente talentosos como Alan Vasconcelos e Paulino Braga. E rever outro fera onipresente em qualquer roda de samba da cidade, Iomar Japonês.

Fundadora da escola, Teangela e o coreógrafo da Comissão de Frente, Edmundo
A escola esta animadíssima com o enredo para o caranaval 2014: " José Aldo, prata da casa, ouro do mundo" que traduz poeticamente a vida do lutador de MMA campeão mundial. O esporte do homenageado é um dos preferidos aqui em Manaus. No bairro da Alvorada então, onde segundo um dos mestres de cerimônia da noite de samba, concentra-se o maior número de academias de Manaus é quase unânimidade o MMA. 

Semana que vem tem final na Alvorada. Quem for, prepara-se para o espírito acolhedor. Verá uma noite quente de bons sambas. Verá ainda uma escola muito organizada e sede de vitórias. 
Alvoradenses na expectativa da apresentação dos sambas
Clique nos links para ouvir a entrevista completa com Mestre Saúba e o show da bateria da Unidos do Alvorada com o intérprete Vandinho.

Entrevista com Mestre Saúba - Uma ótima conversa sobre sua composição para a Alvorada, sambas em outras escolas e relação com outras festas.
Esquenta da bateria - Só a bateria "Superação" da Alvorada e mais nada.
Samba exaltação da Alvorada - Uma adaptação do belo "Pavilhão do Amor" da GRES Estácio de Sá (RJ) que combina perfeitamente com o espírito da escola.
Samba de Enredo 2013 - Com interpretação de Vandinho, o samba que levou a Unidos do Alvorada ao vice-campeonato em 2013. Destaco o marcante trecho:"Se tá certo ou errado/Não sou eu que vou dizer/O que é bom pra mim, pode não ser pra você".


Nenhum comentário: