22.5.13

Vídeos de desfiles 2013 - Grupo C


São muitos afazeres mas minha diversão é debruçar-me sobre esses vídeos. Adoro o carnaval da Intendente. Afastado por dois anos dessa festa o jeito tem sido recorrer as gravações do Rodney no Carnaval Carioca.net. Trabalho primoroso que já saudei aqui anteriormente. 

Falando propriamente sobre os desfiles algumas coisas chamaram atenção e são dignas de nota. A primeira é a volta, o renascimento da Unidos de Bangu que alcançou o vice-campeonato do grupo. Não apenas digno de nota e louvável pelo aspecto saudosista da coisa, uma escola cujo o apogeu alcançou nos anos 80. Tampouco pelo charmoso bairro carioca estar representado agora em todas as paixões populares, futebol e samba. É digno de nota a forma da sua refundação. Um grupo de jovens, dentre os quais se destaca um grande amigo apaixonado pelo carnaval das escolas de samba que não figuram no Grupo Especial, Rafael Marçal. Junto dele lá estavam outros que colocaram não um carnaval pra passar, mas pra disputar o título do grupo, que se assim alcançassem seriam mais que merecedores.

O título ficou com outra agremiação digna de destaque, a Unidos do Cabuçu. Não foi o primeiro desfile organizado e merecedor do primeiro lugar que a escola fez na Intendente. Ela chegou a disputar o título que forças ocultas a negaram em algumas ocasiões, mas nos últimos 3 anos parecia ter se acomodado a posição indigna da história da escola e caiu em 2012. Ótimo que a capacidade de reação tenha sido repentina e a escola tenha apresentado o belo desfile que apresentou.

Baianas campeãs da Unidos do Cabuçu (Reprodução do YouTube)
Outras mereciam figurar entre as 3 por apresentar um carnaval bonito e organizado mas como forças ocultas não faltaram na Intendente em 2013, Abolição, Boca de Siri e Dendê permanecerão no grupo. Que as escolas não desanimem em 2014. Nós queremos vê-las outra vez briosas como estiveram em 2013. As 3 citadas que por sinal se apresentaram de forma brilhante justo no quesito que não foi julgado no grupo, bateria. Isto pois salvo engano, todas ou quase todas as escolas levaram nota 10 de todos os jurados. Haja ritmista bom na Intendente não é mesmo?

Por fim, o lamentável ocaso da Lins Imperial que com um belo samba reeditado mais uma vez foi rebaixada. Que faça valer os versos entoados em 2013 e lute até o final por um lugar ao sol. Agora a escola chegou ao último grupo de escolas de samba numa vertiginosa queda mesmo estando três anos antes na "passarela principal". Precisará de muita força.

Curta abaixo os desfiles do Grupo C, a quarta das cinco divisões do carnaval carioca.

Nenhum comentário: